Marcha das Vadias

Sábado é dia de Marcha das Vadias em Passo Fundo!

As 15 horas, na Praça do Teixeirinha!

banner

 

Abaixo a Vadia Jana, uma grande amiga, escreveu uma bela explicação sobre a Marcha Feminista das Vadias:

.

.

“Afinal, por que chamar uma marcha de mulheres que querem ser respeitadas de Marcha das Vadias? Haveria um contrassenso no nome?

Só enxerga um contrassenso aquele ou aquela que se recusar a nos entender. Só vê um contrassenso aquele ou aquela que se contentar com o sentido aparente e óbvio, a superfície preconceituosa, afinal, o de sempre. Nesse sentido, o nome da marcha já começa por convidar a refletir e praticar uma posição menos autoritária frente ao sentido de tudo que está aí no mundo, aliás em disputa. Afinal, por que Marcha das Vadias?

Tem que ser das Vadias sim, pois o efeito de choque do confronto com o conservadorismo e o falso puritanismo é uma das chaves da questão. Vadias, é de fato radical, porém é desses radicalismos que a gente precisa em contextos hiper hipócritas, como os do momento atual, especialmente nas cidades pequenas e com a mentalidade de equivalente tamanho. Sou a favor de construir legitimidade pra essa pegada agressiva que o termo vadia desperta. Além disso, ele está carregado das marcas de uma bela história de ação de mulheres. Trata-se de trabalho, um trabalho coletivo das mulheres frente a uma palavra. O que é, machista? Voc~e acha que até as palavras te pertencem?

Ora essa, então não fomos lá e sequestramos a agressão? Sim, somos sequestradoras, terroristas de sentido. Sim, desrespeitamos o sentido do agressor. Como Maina Mendes que “pôs ambas as mãos sobre o corpo e deu um ponta pé no cu dos outros legítimos superiores”, as vadias colocam as duas mãos sobre si e dizem: eu decido como eu entendo vadia. É isso: se liberdade sexual e posse inalienável do próprio corpo é ser vadia: sim somos muito vadias…

Nossa trajetória, de mulheres, é a de aprender a ser agredida verbal e simbolicamente todos os dias, é a de achar que isso faz parte da “normalidade” das coisas. Normalidade uma ova. Chamamos pelo nome: ameaças efetivas, constrangimentos gratuitos.  Um pedaço do meu corpo desvelado, meus seios, minhas coxas, meu nariz ou meu tornozelo, isso dá direito a um homem de me ameaçar de estupro, de me violar física e psiquicamente, de violar o meu espaço ou de me humilhar verbalmente? Atenção machista: meu corpo não te diz respeito.

 Que mulher quiçá não colocou um dia uma roupa (mais curta ou não) e ao ir para o espaço público teve a bizarra sensação: meu corpo é publico? Como assim? Por que pessoas (homens e mulheres) se sentem no direito de cerceá-lo? Só porque é um corpo de mulher! A Marcha das Vadias vem para combater esse ridículo entendimento de que qualquer corpo de mulher é público e pode sofrer qualquer constrangimento sem nenhuma legitimação verdadeira. Por isso, a informação que parece tão óbvia, mas não é, precisa ser levada pra todo mundo, para homens e mulheres. Machista: saia desse corpo que não te pertence.

Lutamos pelo momento em que homens (e mulheres machistas) não mais se sentirão autorizados (as) a nos agredir verbal e gratuitamente, ou seja, quando a gente, as vadias, construir e efetivar a legitimidade do direito sobre o nosso próprio corpo e o que legitimamente podemos praticar com ele, nesse momento também os homens vão se ver desautorizados a agredir fisicamente uma mulher. Machistas de pinto ou de peito: vocês precisam ver uma Marcha das Vadias e se sentirem abalados na sua falsa legitimidade moralista e opressora”.

.

.

Vamos marchar por igualdade, segurança e liberdade!

MARCHA DAS VADIAS PF – SÁBADO – 15 H – PRAÇA DO TEIXEIRINHA

Para embalar todas as Marchas:

 

Boa Luta!

 

Advertisements
This entry was written by chiqueeordinario and published on June 15, 2013 at 3:49 am. It’s filed under Feminista and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: