Vagabundo Iluminado: Jack Kerouac

540940_611353552212626_1015740324_n“Aqui estão os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os pinos redondos nos buracos quadrados. Aqueles que vêem as coisas de forma diferente. Eles não curtem regras. E não respeitam o status quo. Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou caluniá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Empurram a raça humana para a frente. E, enquanto alguns os vêem como loucos, nós os vemos como geniais. Porque as pessoas loucas o bastante para acreditar que podem mudar o mundo, são as que o mudam”.

*

Dia 12 de março de 1922 nascia Jack Kerouac. O escritor e poeta, ao lado de seu amigo Neal Cassady, atravessou os EUA de leste a oeste e criou um dos maiores clássicos da literatura mundial: On The Road. A obra foi a expressão perfeita de uma geração de loucos.

Além de Neal, Kerouac vagava por Nova York na companhia de Allen Ginsberg e William Burroughs, ou melhor, Bill. Juntos, tornaram-se percursores do Beat Generation, donos de um fôlego narrativo alucinante.

Apesar de se resignar a uma vida ordinária e careta no fim da vida, Kerouac foi autor de inúmeros clássicos – além de On the Road, escreveu Big Sur e Os Vagabundos Iluminados.

Ao mesmo tempo, sensível, tímido e introvertido foi ao lado de Cassady que encontrou formas livres e espontâneas de escrever. Morreu de hemorragia, consequência de uma cirrose, aos 47 anos.

418780_611247075556607_1110687921_n

“As únicas pessoas para mim são os loucos, os que estão loucos para viver, loucos para falar, loucos para serem salvos, desejosos de tudo ao mesmo tempo, aqueles que nunca bocejam ou dizem uma coisa banal, mas queimam, queimam, queimam como fabulosos amarelas velas romanas explodindo como aranhas através das estrelas”.

O louco Jack Kerouac é descrito pelo amigo Allen Ginsberg com louvor: “Eu não conheço outro escritor que teve influência tão produtiva quanto Kerouac, que abriu o coração como escritor para contar o máximo dos segredos da sua própria mente”.

tumblr_m724p3GoVM1ryitwvo1_1280

Advertisements
This entry was written by chiqueeordinario and published on March 12, 2013 at 11:35 pm. It’s filed under Literatura and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: